Pages

Sunday, March 29, 2020

'Cores de Água' que Imprimem Causas 4/20

Já vou na quarta publicação sobre as ditas 'cores de água' que Shakespeare disse que 'imprimem causas'? Por esta altura já devia saber pintar, não? Não! Muito longe ainda de dominar água, quantidades de pigmento, variações de cor... A única coisa que parece que estou a dominar é o pincel. Pelo menos é a ideia que dá a partir da minha última tentativa! 
O que foi que eu fiz desta vez? (Para além de ter aprendido a por musiquinhas nos vídeos?) Ainda a matutar na variação de cores da Mika e na tentativa falhada que partilhei na publicação anterior (3/20), peguei numa nova folha - já só tenho 48! - risquei uma série de retângulos e lá comecei, como na 'causa' anterior, a pintar do mais claro para o mais escuro:

  • (1) variação do rosa - falhada! 
  • (2) variação do azul - sem comentários... 
  • (3) variação de roxo feito por mim mesma - como sobrou muita tinta do (1) e (2), resolvi aproveitar e misturar as duas, acrescentando um pouco de pigmento de cada um, de cada vez que avançava nos retângulos, mas falhou por completo! 
  • (4) variação do amarelo - VITÓRIA! Finalmente consegui! Mereço champagne! Vou dar uma festa com fogo de artifício como a do Gatsby-versão-DiCaprio!
  • (5) variação de verde estranho feito por mim mesma - mais uma vez, sobrou tinta da (3), que já era mistura da (1) e (2), e resolvi misturar com o que sobrou do amarelo da (4), conseguindo um 'verde estranho'. Aqui foi fácil conseguir a variação: bastava ir acrescentando um pouco da mistura do (3) de cada vez que avançava para um novo retângulo. Fácil! (Disse ela, como se percebesse muito disto!)
Enquanto secava e eu apreciava o trabalho hercúleo... O quê? Menos? Menos?!?! Vocês sabem lá o que isto custa! Sim, trabalho hercúleo! Isto é mais difícil do que matar o Leão de Nemeia ou apanhar todas as aves birrentas do Lago Estinfálio! Vocês sabem lá! Quê? Onde é que fica o lago?...

Estava eu a dizer, enquanto eu apreciava o trabalho hercúleo da variação de cores, dei por mim a concluir que era mais fácil se fizesse ao contrário! Se começar por um tom mais escuro e se for acrescentando água, consigo um tom mais claro com mais facilidade? E se usar aguarela em bisnaga, será que desperdiço mais ou será que controlo melhor a variação de cor? Pelo menos controlo melhor a quantidade de tinta... E se usar um conta-gotas? Controlo melhor a variação de cor ou estou apenas a desenvolver um transtorno obsessivo compulsivo?