Pages

Sunday, March 08, 2020

'Cores de Água' que Imprimem Causas 1/20

Resolvi 'aguarelar'. Podia treinar para a maratona, por exemplo, mas está a chover. Podia usar um daqueles livros de colorir com a desculpa de ser arteterapia, mas não sei onde está o meu. (Entretanto encontrei: ver aqui.) Está na hora de deixar a arte e passar a fazer arte. Ou borradas. O tempo dirá.

Vi um curso numa academia de artes plásticas no Porto que custava tanto quanto um candeeiro em latão que ficava mesmo bem, mas mesmo muito bem, na minha mesa. Entre 6 aulas de 2 horas aos sábados de manhã e um candeeiro vintage, resolvi ir ao YouTube. 

Um dos primeiros vídeos que vi foi este, do canal Magia da Cor (ver lista dos links):     


Conclusões a que cheguei: 
  • o desenho é preso à superfície com fita de pintura (pt) ou fita crepe (br), servindo de margem - será que também pode ser usada para cobrir as áreas que não serão pintadas, ou haverá algo mais prático do que contornar com o pincel? [resposta aqui]
  • a superfície do céu é primeiro molhada com água - vim a descobrir que é a técnica aguada, para ajudar a diluir e clarear a cor, que posteriormente é acentuada por camadas; 
  • as aguarelas usadas são em bisnaga e não pastilha - presumo que sejam mais práticas para controlar o tom da cor; 
  • o pincel usado é o de água, que eu julgava serem apenas usados para as pinturas com lápis de cor de aguarela - sim, esta coisa existe e está na minha lista de experiências;
  • o godé (pt) ou godê (br) é ótimo e a esponjinha para sugar o excesso da água também - o meu godé é patético e uso lenços de papel, papel absorvente, toalha, enfim... 
Material de iniciante com falta de jeito que já reuni: 
  • bloco o desenho Canson XL Aquarelle 300g A4 que comprei, à gulosa, na FNAC por €8.09 e que resolvi guardar para quando souber pintar algo decente - é um desperdício gastar papel de qualidade tão boa nas experiências e se estão a perguntar-se porque é que eu estou a poupar... é que o raio do bloco só traz 30 míseras folhas! 30!  
  • resolvi então ser mais modesta e comprei um bloco de desenho Canson Imagine 200g A5, na FNAC (não recebo nada pela publicidade, mas se a FNAC me estiver a ouvir, ou a ler...) por €4.49 - 50 folhas que vão ser muito poupadinhas!
  • estojo caixa de 12 aguarelas Giotto com pincel, na FNAC por €2.96 - eu toda feliz da vida, a pensar que era italiana, uma vez que todo o meu material da pintura da Giotto é maravilhoso e é feito em Itália, achei que o preço era de promoção, vou a ver e... não, não é feito na China, é na Índia! 
  • ainda na onda de achar que era em promoção de fim de stock, comprei também um conjunto de 3 Pincéis escolares Giotto por, pasmem-se, €1! - sim, feito na China! Entretanto vim a descobrir que não faltam pincéis nº 5 nesta casa... enfim!
Guardei o bloco das míseras 30 folhas e os pincéis extra, já que vou usar o que vem no estojo da Giotto, um pincel de pêlo sintético sem número, mas eu penso que é nº 5; separei uma pequena toalha branca para a ir vendo a manchar-se de tinta e me dar aquele ar de pintora profissional; um copo, ou melhor, um frasco grande que era de compota, uma vez que o vidro é pesado e assim não corro o risco de o entornar e dá para bastante água; e uma vez que a origem do material me estava a sair furada, hoje fui a uma enorme loja dos chineses (tão grande que me perdi lá dento, juro!) e comprei um godé de 4 espaços da Artix Paints 9x9 cm por €0.95. [atualização da lista de material aqui]

Estou pronta para começar! Começar por onde? Vou fazer uns círculos e experimentar a tal técnica aguada, a técnica seca e sobrepor cores... Vou descobrir, ora!