Pages

Saturday, September 12, 2020

Biblioteca: Arte-Terapia Anti-Stress Jardins - 100 Imagens para Colorir

Vou inaugurar uma nova rubrica: Biblioteca. Obviamente, todos os livros estarão relacionados com arte, porque isto não é um blog de literatura: é um blog do que me der na cabeça.
  
Não me perguntem porque sempre gostei de colorir livros. Sou viciada em livros de colorir desde que sou capaz de segurar um lápis. Pintei paredes, mesas, sofás, bases de copos e, obviamente, livros, mas confesso que papel de parede era o meu material para colorir favorito. 
Sempre gostei de o fazer, mesmo quando já era bastante crescida e só encontrava à venda livros bastante infantis, mas eu podia acrescentar detalhes aos desenhos, transformando-os no que eu quisesse! Este processo de criação divertia-me, por isso não fiquei muito entusiasmada quando surgiram os primeiros livros de colorir para adultos. De repente, o que eu encarava como um processo de criação passou a ser um exercício de descontração e, confesso, eu nunca tinha percebido que o que resultava deste processo criativo era uma mera e singela descontração.

Em Abril de 2015 comprei este livro na Wook. Na altura, os livros de terapia disponíveis - e que não estavam a preços exorbitantes! - eram poucos. Já circulavam os da Johanna Basford, mas, por alguma razão que agora não me lembro, não os encontrei à venda. Não fiquei fascinada com os desenhos deste livro; na verdade, até fiquei um pouco desiludida. Não há uma única página que me dê uma vontade incontrolável de pegar nos lápis, embora algumas páginas pareçam papel de parede! Como o objetivo é arteterapia e antisstress, presumo que sejam próprios para relaxar. Como é que funcionam? 




Arte-Terapia Anti-Stress Jardins - 100 Imagens para Colorir de Ana Bjezancevic. Editorial Presença, 2014 (128 páginas), €10.90 (em 04/2015)

Não faço ideia. Tentei encontrar alguns textos que explicassem, com base científica, os benefícios da arteterapia, mais concretamente da atividade de colorir, mas achei-os tão aborrecidos e chatos - principalmente quando referem Jung e as mandalas - que desisti de os ler.

A primeira coisa que reparei foi na complexidade do desenho: é provável que esta complexidade seja o meio de libertar o stress, o meio de desligar a nossa complexidade do dia a dia dando-nos uma outra complexidade para a mente se entreter. O que é certo, e é por isso que pintamos livros em crianças, pintar um desenho ativa a nossa coordenação e orientação, assim como a concentração. As cores ajudam a criar harmonia nos momentos em que se está a pintar, desenvolve a criatividade e dá-nos motivação, porque afinal queremos concluir a pintura. Sem esquecer que ao colorir um desenho, temos tendência para usar a lógica e a criatividade, o que ativa os os dois lados do cérebro. 
Lembro-me de ter pintado a cara Rainha Má da Branca de Neve de roxo. Não sei se usei a lógica e/ou a criatividade: apenas não gostava muito do roxo e a Rainha Má, transformada naquela velhota de verruga no nariz, arrepiava-me um pouquinho, por isso resolvi pintá-la toda de roxo. Depois irritei-me porque o desenho ficou horrível e arrumei o livro. 

Concluindo: não importa entender os efeitos da arteterapia e antisstress, importa que entretém e é bonito, apela ao lado artístico que todos temos, principalmente aqueles que não sabem desenhar, pois pintar é fácil, não é? Não, não é!

No canal Magia da Cor (entre muitos outros, mas se começar a seguir todos não faço outra coisa!) são feitas recensões a alguns livros: Johanna Basford, Leila Duly e Teresa Goodridge. Eu confesso que gosto de alguns desenhos, mas não consigo escolher um único livro, porque gosto de desenhos de vários livros, mas de nenhum em especial. Existem com certeza muitos sites com desenhos disponíveis como o The Guardian, que mantém uma página (clicar aqui) disponível desde 2013 com 5 desenhos para download do Secret Garden. Eu escolhi a coruja (2), embora não seja um dos meus preferidos, mas costuma aparecer muito nos tutoriais do YouTube, e um fundo floral (3) porque é o usado no Magia da Cor para fazer o 'efeito de vitral'. Fiz o download e imprimi em cartolina branca A4 - não será o melhor tipo de papel, mas era o possível na reprografia, e não fiz em A3 porque assim posso guardar com mais facilidade, embora os desenhos tenham ficado pequenos. 


Nota: Mais links para downloads gratuitos da Johanna Basford aqui

Passados cinco anos desde a minha compra, fui à Fnac ver o que estava disponível: nove livros, em inglês e português, entre os €10 a 20 euros; e à Wook: trinta de três livros, em inglês e português (mais treze em francês e espanhol), entre os €15 e os €20. Encontrei um que não é bem deste estilo, mas que combina com o título deste blog e que pode agradar a alguém: Diário de Colorir para Quem Não Consegue Dormir de Sarah Jane Arnold. Editora Nascente, 2017 (€13.29).