Pages

Sunday, November 01, 2020

Desafio da Derwent: Halloween - atualização

atualização da publicação anterior 

A manhã deste 1º de Novembro não podia ter tido mais cara de 1º de Novembro: o céu estava cinzento e carregadinho de chuva, mas havia boa luz que não devia ser desperdiçada no sofá a ver um episódio do Poirot pela milésima vez, até serem horas decentes para ver a quarta (e última?) temporada de Cardinal. Sim, porque as séries policiais têm horário especifico para serem vistas, caso não saibam, tal como os chocolates do Sr. Ferrero (agora do filho do Sr. Ferrero, o Sr. Ferrerito) que não se fazem no verão, assim como uma data de coisas que tem altura própria para acontecer. Um dia explico.

Pintar com aguarelas estava fora de questão: a temperatura húmida não combina nada com aguadas. Claro que os aguarelistas pintam quando lhes dá na cabeça, até mesmo debaixo de um vendaval se lhes apetecer, mas eu não estava para aí virada. A verdade é que estava com receio de não obter o resultado que previ, ia perder tempo e não ia completar o desafio que já está com um dia de atraso. Convém acrescentar que a Derwent é marca inglesa e os ingleses são muito pontuais, embora não tanto como os alemães, felizmente, mas eu tenho a pontualidade de um grego. Resolvi então usar os lápis de carvão.

Achei que era o material indicado para dar aquele tom dark ao desenho, já que era de Halloween e convinha que ficasse bem assustador, para que a minha falta de jeito não assustasse tanto ou mais! Tive apenas dificuldade para afiar os lápis de carvão: tentei usar o afia de plástico que veio no conjunto dos lápis misturador e abrilhantador, mas não consegui. Tentei usar a minha máquina de afiar a pilhas que comprei há uns anos no Lidl, mas também não deu. Consegui afiar com um velho afia de plástico do tempo da escola, não vou dizer primária, porque estou a exagerar, mas deve ser dos anos seguintes. Só tive pena de não gravar o ruído que a ponta de carvão fazia no papel quando estava a fazer a árvore: era um chiar sibilante, bastante caricato, que parecia dar vida à arvore que ficou bem dark como pretendia. E sabem que mais? Estou contente com o resultado! 

Material: bloco Canson Sketch XL A4 de 90g (não disseram à Derwent que o papel é da Canson, pois não?), lápis H2 Graphic Derwent, e borracha da Derwent; lápis de carvão Derwent Charcoal claro, médio, escuro e branco, e spray fixativo Academy Ghiant. 

Já está publicado no Instagram com as hashtags #derwent, #artathome, #derwentathome, #drawing, #drawingchallenge, #prompts, #drawingprompts, #derwentpencils, #derwentcharcoal e #Halloween com um dia de atraso, mas não importa: as bruxas andam sempre por aí...

Estou contente com o resultado! Estou mesmo contente com o resultado! Mesmo, mesmo contente com o resultado! Já disse que estou contente com o resultado? Estou mesmo contente. Mesmo, mesmo contente... Pronto, já me calei! Não tenho tido motivos para dizer isto muitas vezes! Estou mesmo contente! 

AVISO À TRIPULAÇÃO

Vou suspender os meus relatos artísticos até ao fim do mês, para concluir a formação de teatro! Já falta pouco para terminar! E vou ficar aqui em pulgas, porque vou encomendar livros e lápis!