Pages

Sunday, April 12, 2020

'Cores de Água' que Imprimem Causas 6/20

Decidi deixar as tentativas de variação de cores e explorar outro lado: a pintura ou preenchimento de áreas com uma só cor, de modo a criar estruturas. Decidi começar pelas obras da Charlotte Taylor (conta do Instagram aqui) que está ciente do que eu vou fazer. Espero que não desmaie se vir o resultado final.

Charlotte Taylor, Staircase in Tokyo e Morning Pool

Escolhi estas duas para começar, uma vez que só preciso de uma cor para cada espaço. Como é que eu pensei em 'aguarelar' isto:
  • dividir uma folha em duas áreas com a fita de pintura;
  • passar os desenhos para o papel com traço leve, pois ainda não comprei a borracha pão;
  • listar as cores que preciso - quero preencher tudo, portanto vou tentar 'sujar' um branco para as zonas mais claras, tudo será preenchido; 
  • organizar a ordem da pintura - do mais claro para o mais escuro.
E cá vamos nós! Resolvi poupar no papel - desde a experiência 1 que estou com baixas expectativas quanto à minha carreira como aguarelista - portanto dividi uma folha Canson Imagine 200g A5 a meio com a fita de pintura e passei o desenho a lápis.* Estou a usar um Faber Castell 9000 7B e o risco é muito escuro. No canal Magia da Cor é recomendado um HB ou um 2B. Já acrescentei no meu carrinho de compras, mas como ainda não comprei, trabalho com o 7B que é ótimo para fazer borradas! Eu bem tentei um traço leve, mas ficou bastante escuro. Ainda tinha uma borracha Staedtler Rasoplast novinha e usei para passar por cima do desenho: ficou preta! 

Escusado será dizer que o segundo desenho foi mais difícil de passar, pois tem bastantes traços curvos, mas já lá vamos!

Staircase in Tokyo parece simples, mas está longe de o ser. A profundidade e os ângulos são dados apenas pela cor e eu ainda não testei pintar em profundidade! Depois do desastre da experiência 1 - sim, eu já vou parar de referir o pior desastre das minhas 'causas' - pior não pode sair, por isso prendi o desenho, numerei as cores mentalmente, usei o verso da folha das experiências para as testar e lá fui eu! Já sabia que não ia conseguir tons idênticos ao original, ou a este original, que segui pelo telemóvel e não por uma impressão em papel, uma vez que a reprografia está fechada dado o estado de emergência em que vivemos. Nunca me passou pela cabeça, de repente, ver a minha vida de pernas para o ar por causa de um vírus que provoca infeções respiratórias graves. Quão frágeis somos nesta bola azul suspensa no espaço?


Voltando às 'cores de água'! Fui puxando água (cinco gostas com o pincel) e o pigmento para o godé, misturando até obter o tom que mais se aproximava do original. A minha lógica foi esta: 
  • (1) 5xs água + 2xs branco + 1x preto;
  • (2) ao (1) acrescentei 2xs branco + 1x amarelo;
  • (3) ao (2) acrescentei 3xs amarelo;
  • (4) num novo espaço do godé: 5xs água + 1x vermelho; 
  • (5) ao (4) acrescentei 2xs vermelho;  
  • sim, eu sei que isto é chato como tudo, mas o blogue é meu e eu é que decido o que me apetece escrever, por isso vou continuar;
  • (6) num novo espaço, 5xs água + 1x verde claro;
  • (7) ao (6) acrescentei 2xs verde claro;
  • (8) ao (7) acrescentei 2xs verde escuro;
  • (9) ao (8) acrescentei 2 xs verde escuro;
  • (10) no último espaço do godé, 5xs água + 2xs preto. 
No fim, tinha todo o desenho preenchido, embora o (1) e o (2) sejam praticamente impercetíveis, garanto que se nota qualquer coisa no papel! O (3) e o (5) ficaram muito espessos: o (3) achei que estava muito claro e não estava, tendo de voltar a misturando até obter o tom final; o (5) reparei que estava muito espesso pois é resultado da mistura do (4). Nunca, em momento algum, me lembrei de diluir com água! Por um lado ia clarear mais do que queria, por outro ia diluir, mas o facto de ter ficado espesso permitiu que estes tons escuros tenham saído melhor, basta comparar com o (9) e o (10). 

Resultado final? Não desmaiem, ok? Podia ser pior!


NOTAS:
* Há um vídeo no canal Magia da Cor sobre como passar um desenho, mas nesta altura eu ainda não o tinha visto. Clicar aqui para ver as minhas notas sobre esse vídeo.