Pages

Saturday, January 09, 2021

Colorir Para Quem Não Consegue Dormir - Janeiro

A avaliar pela primeira semana do primeiro mês deste 2021, estou com a sensação de que isto não vai ser brincadeira nenhuma. Agarrem-se bem aos vossos lugares, senhores passageiros! Prevê-se alguma turbulência nesta viagem! 

Para começar bem o ano - e porque vem um novo livro a caminho - a Johanna Basford decidiu voltar aos lives no Facebook (aqui): a partir da próxima semana, de segunda a quinta-feira, às 16h num telemóvel, tablet ou computador perto de si! Tive de desenterrar a minha conta do Facebook, claro. Ai, Johanna, Johanna, as coisas que uma pessoa tem de fazer por ti! 

No entanto, o live de inauguração, digamos assim, foi esta semana (ver aqui): três das trinta flores do livro World of Flowers. Já referi no post anterior (ver aqui) que estas páginas estão disponíveis para imprimir no site da Johanna, no desafio #30daysofflowers. Achei bastante iónico ela ter começado precisamente pelo que mais me tortura!  

No entanto - e é aqui que reside a magia da coisa - ao ver a Johanna a pintar três flores de forma tão descontraída, deu-me vontade de tentar novamente. Desta vez usei os Winsor & Newton e foi difícil! O papel não se deu bem com os lápis, os lápis não se deram bem comigo, eu não me dei bem com as flores, parecíamos uma família zangada a tentar resolver as nossas diferenças, mas devo dizer que o processo não foi mau de todo. 


E cá fica o resultado final das duas páginas. Não, não vou colorir mais nenhuma flor a não ser que resolva acompanhar outro live. Vou guardar num portfolio (vou aproveitar um que já tinha) e vou guardar. Talvez daqui por vinte anos volte a pintar outra flor!  



Colorir Para Quem Não Consegue Dormir 2021

Vamos a isto? O desafio para o ano de 2021 é, no mínimo, colorir um desenho completo por mês, pois tendo em conta que em Março quero voltar às aguarelas, não vou subir mais a fasquia! Para o mês de Janeiro, escolhi o terceiro desenho do Flourish - A Mini Inky Adventure (disponível no site da Johanna, procurem!), um cogumelo rodeado de flores! Sim, flores! Já imprimi numa folha de papel Firmo A4 de 120g e vou usar os Giotto Stilnovo. Ainda não estou preparada para grandes aventuras! 

Um último detalhe: colorir não é simplesmente preencher um espaço com uma só cor. Até é, mas podemos sempre tentar colorir cada vez melhor, tentar dar algum realismo nos desenhos. Afinal, arte terapia é também alargar os nossos horizontes e aprender coisas novas e diferentes; é observar e reproduzir; é superar o nosso próprio imaginário! Como também já tinha imprimido em papel normal a oitava página do mesmo Flourish (aquela com um conjunto de desenhos pequenos), vou aproveitá-la para fazer uma série de testes e de técnicas de pintura. Experimentar, testar, errar, corrigir, aprender, fazer de novo, fazer melhor. Há melhor passatempo do que este?   

Ah! Não se esqueçam: para aquele momento zen do dia, assistir aos lives da Johanna!