Pages

Saturday, January 09, 2021

Colorir Para Quem Não Consegue Dormir - Janeiro

A avaliar pela primeira semana do primeiro mês deste 2021, estou com a sensação de que isto não vai ser brincadeira nenhuma. Agarrem-se bem aos vossos lugares, senhores passageiros! Prevê-se alguma turbulência nesta viagem! 

Para começar bem o ano - e porque vem um novo livro a caminho - a Johanna Basford decidiu voltar aos lives no Facebook (aqui): a partir da próxima semana, de segunda a quinta-feira, às 16h num telemóvel, tablet ou computador perto de si! Tive de desenterrar a minha conta do Facebook, claro. Ai, Johanna, Johanna, as coisas que uma pessoa tem de fazer por ti! 

No entanto, o live de inauguração, digamos assim, foi esta semana (ver aqui): três das trinta flores do livro World of Flowers. Já referi no post anterior (ver aqui) que estas páginas estão disponíveis para imprimir no site da Johanna, no desafio #30daysofflowers. Achei bastante iónico ela ter começado precisamente pelo que mais me tortura!  

No entanto - e é aqui que reside a magia da coisa - ao ver a Johanna a pintar três flores de forma tão descontraída, deu-me vontade de tentar novamente. Desta vez usei os Winsor & Newton e foi difícil! O papel não se deu bem com os lápis, os lápis não se deram bem comigo, eu não me dei bem com as flores, parecíamos uma família zangada a tentar resolver as nossas diferenças, mas devo dizer que o processo não foi mau de todo. 


E cá fica o resultado final das duas páginas. Não, não vou colorir mais nenhuma flor a não ser que resolva acompanhar outro live. Vou guardar num portfolio (vou aproveitar um que já tinha) e vou guardar. Talvez daqui por vinte anos volte a pintar outra flor!  



Colorir Para Quem Não Consegue Dormir 2021

Vamos a isto? O desafio para o ano de 2021 é, no mínimo, colorir um desenho completo por mês, pois tendo em conta que em Março quero voltar às aguarelas, não vou subir mais a fasquia! Para o mês de Janeiro, escolhi o terceiro desenho do Flourish - A Mini Inky Adventure (disponível no site da Johanna, procurem!), um cogumelo rodeado de flores! Sim, flores! Já imprimi numa folha de papel Firmo A4 de 120g e vou usar os Giotto Stilnovo. Ainda não estou preparada para grandes aventuras! 

Um último detalhe: colorir não é simplesmente preencher um espaço com uma só cor. Até é, mas podemos sempre tentar colorir cada vez melhor, tentar dar algum realismo nos desenhos. Afinal, arte terapia é também alargar os nossos horizontes e aprender coisas novas e diferentes; é observar e reproduzir; é superar o nosso próprio imaginário! Como também já tinha imprimido em papel normal a oitava página do mesmo Flourish (aquela com um conjunto de desenhos pequenos), vou aproveitá-la para fazer uma série de testes e de técnicas de pintura. Experimentar, testar, errar, corrigir, aprender, fazer de novo, fazer melhor. Há melhor passatempo do que este?   

Ah! Não se esqueçam: para aquele momento zen do dia, assistir aos lives da Johanna! 

Saturday, January 02, 2021

Colorir Para Quem Não Consegue Dormir - Ano Novo

Ano Novo, Tortura Nova! Resolvi começar a torturar-me logo no início de 2021 e, esta tarde, pintei flores! E os melhores title cards de sempre... em aguarela!

30 DAYS OF FLOWERS

Olhei para as duas páginas que estão disponíveis para imprimir no site da Johanna Basford, no desafio #30daysofflowers (ver na lista dos links). Já as tinha imprimido* em papel normal (ver aqui), mas como não gosto de pintar flores, como não sei pintar flores e como detesto pintar flores, deixei-as de lado. 

A minha mãe passou esta manhã a apregoar Ano Novo, Vida Nova, mas não foi tortura suficiente. Então achei que me devia torturar ainda mais um pouco, e resolvi pintar algumas flores. Usei apenas os lápis Giotto Stilnovo e a caneta de gel branca. Tentei, insisti, persisti, odiei cada segundo e odiei o resultado. Percebem agora porque é que desisti de comprar os livros da Johanna? São flores a mais para mim!


EVIL UNDER THE SUN

Um dos filmes que vi nesta época de festas foi o Evil Under the Sun de 1982, baseado no romance policial de Agatha Christie, publicado em Junho de 1941. Corresponde ao 1º episódio da 8ª temporada da série com o David Suchet (2001) e ao 25º episódio da 2ª temporada de Les Petits Meurtres d'Agatha Christie (2009). Não gosto da adaptação francesa, portanto não vi este episódio. Refiro-me apenas aos dois anteriores. 

Há algumas diferenças entre as duas adaptações, mas o conteúdo é o mesmo. Alguém é assassinado misteriosamente e apenas Poirot é capaz de descobrir o assassino. Ou assassinos!   

O filme de 1982 tem uns belíssimos title cards da autoria de Hugh Casson (Londres, 1910-1999), um arquiteto britânico que, entre muitas outras coisas interessantes que terá feito, ensinou o atual Príncipe de Gales a pintar aguarelas. Teve também um programa na BBC2 sobre casas e lugares que ele gostava de visitar. Os title cards estão disponíveis em vários sites online, por isso vou só reproduzir aqui três. 




Deixo também uma pintura disponível no site da Royal Academy (ver aqui) da qual fez parte desde 1970 e foi seu presidente. 

* Como já me perguntaram «diz-se 'já tinha imprimido' ou 'já tinha impresso'?», aqui fica a explicação: quando há dois particípios, imprimido (regular) e impresso (irregular), com os auxiliares ter e haver usa-se o regular e com os auxiliares ser e estar usa-se o irregular: 'Eu já tinha imprimido o desenho na folha'; 'Eu havia imprimido o desenho na folha'; 'O desenho foi impresso na folha'; 'O desenho está impresso na folha'. E se for usado como adjetivo: 'Na folha impressa com o desenho...' Não precisam de agradecer a explicação!